Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vergonha

05.03.18

Há semelhança do post sobre o orgulho, a minha maior vergonha é falar sobre a depressão.

 

Apesar de ainda tentar vê-la como algo positivo, mais o facto de a ter esmurrado em ringue neste últimos meses, os sentimentos que se escondem por trás do véu da depressão são, na sua maioria, bastante vergonhosos.

É vergonhoso sentir que não mereço viver ou que apenas vim a este mundo para sofrer e não sentir qualquer prazer, ter sempre azar e nada, nunca, correr bem. Estar destinada ao isolamento e niguém à nossa volta se aperceber do abismo de que nos abeiramos.

É essa vergonha que faz com que não confiemos estes sentimentos e pensamentos a ninguém. Não é fácil explicar a alguém que todos os dias temos de dar um corte aqui ou ali para voltar a sentir controlo.

 

Sinto uma certa vergonha de nunca ter sentido amor romântico. Não sei se por incapacidade minha ou por falta de oportunidade ou abertura e confiança para isso.

 

Lidar com vergonha passa pela partilha dessas mesmas vergonhas, eu acho. Sinto vergonha quando acho que as pessoas não me vão compreender. Com a vergonha vem a ideia de que não estou integrada, mas quando descobrimos que há mais gente que sente o mesmo, ajuda num processo de auto-aceitação que mitiga esse sentimento.

Autoria e outros dados (tags, etc)


9 comentários

Imagem de perfil

De gatodeloiça a 05.03.2018 às 21:49

Moça, sinto empatia pelos teus sentimentos, compaixão. A vida por vezes leva-nos a absorver às más coisas que nos acontecem, transpondo-as em nós, o que não é verdadeiro, ou seja podem acontecer-nos coisas negativas, mas não te representam, não fazem parte de ti. Em relação às inseguranças e sentimentos menos positivos em relação a ti, deves procurar o que tens bom dentro de ti e valorizar-te. Certamente que deves ter imensas qualidades, mas neste momento não as vês, porque estás concentrada nas coisas más ou no azar que te acontece. Inseguranças e pensamentos menos bons acerca de nós mesmos, todos temos, deves tentar fazer as pazes com as partes que não te aceitas tão bem. Vais sentir um alívio, afinal ninguém é perfeito, e a imperfeição faz parte da natureza humana.
Imagem de perfil

De ipgines a 06.03.2018 às 22:56

estou numa fase bastante positiva até :)
sei que quando estou mesmo em baixo nem sou capaz de me expressar e por isso estes desabafos nem saem.
o que escrevi foi o que me lembro de sentir nos momentos em que estive mesmo muito em baixo.
Obrigada pelo comentário :)
Imagem de perfil

De gatodeloiça a 07.03.2018 às 16:11

Ainda bem que estás numa fase positiva! bjs
Imagem de perfil

De Samantha Em Chamas a 05.03.2018 às 22:03

Ainda na linha do post do orgulho, ia comentar que o orgulho de peito aberto que a maioria das pessoas sente por coisas que conquistaram é, para nós, nada mais do que conseguir respirar um pouco acima do oceano violento que é a depressão. E a vergonha é essa também, de conseguirmos respirar por um momento (ou de dar cabo dela num combate num ringue) e ainda assim achar que "epá, foda-se, só consegui desta vez enquanto toda a gente o faz constantemente". Mas olha, é isso mesmo. Não te posso dizer para parares de sentir vergonha porque ela não se pára só porque queremos, não é? Depois é a vergonha de querer que a vergonha passe. Mas realmente não tens culpa. Toda a culpabilização das pessoas depressivas é absurda - e, em termos lógicos e num momento como este em que estou mais de cabeça limpa, digo que isso é que é vergonhoso. Anda ela de mão dada com o orgulho, o que se há-de fazer? A culpa não é tua. A força é, seja ela de que forma for, seja ela invisível por vezes. Um grande abraço.
Imagem de perfil

De ipgines a 06.03.2018 às 22:57

Obrigada
Imagem de perfil

De eu a 05.03.2018 às 23:37

Não devemos sentir vergonha dos nossos sentimentos, devemos antes tentar que se tornem diferentes, mais positivos e amigos da nossa consciência. Estou sempre a dizer - lo para mim, e digo o nesmo para ti : pensa positivo para receberes positivo! Um abraço apertado ❤
Imagem de perfil

De ipgines a 06.03.2018 às 22:59

Obrigada "eu"
Imagem de perfil

De Home Sweet Home a 06.03.2018 às 13:25

ja experimentaste meditação? para te ajudar a lidar com esses sentimentos mais negativos? que mesmo depois da depressão se ir ficam. bem sei...
Imagem de perfil

De ipgines a 06.03.2018 às 22:58

sim :) comecei a fazê-lo sozinha e quando comecei a fazer yoga comecei a tentar todos os dias pelo menos para dormir.
isso aliado a outras técnicas tem-me ajudado a controlar os pensamentos mais negativos :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.