Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Outra Face da Lua

A Outra Face da Lua

16
Jan17

Os Porquês

ipgines

Hoje em dia sabe-se que, apesar de sintomas iguais ou parecidos comuns a pessoas deprimidas, a depressão aparece por diferentes motivos. Pessoalmente, não acredito que seja hereditário nem que haja uma predisposição natural para a depressão. Creio estar somente relacionado com a educação e o ambiente em que a recebemos. Mais tarde, pequenos eventos despoletam sentimentos de insegurança e a forma como aprendemos a lidar com stress assume um papel importante.

 

No meu primeiro grupo de Terapia Cognitivo Comportamental, aprendemos que uma pessoa com ansiedade é motivada pelo seu sistema de ameaça e pensamentos auto-críticos. Há uma falta de auto-conforto ou a capacidade de nos tranquilizarmos a nós próprios, que tão facilmente fazemos aos outros. O nosso sistema de reacção a ameças está constantemente alerta o que nos leva a estar sempre em modo "luta", "fuga" ou "congelamento" (fight, flight or freeze).

 

Não dá trabalho nenhum ficar deprimido. Mas para se sair da depressão, é precisa muita força de vontade e apoio das pessoas 'a nossa volta. É uma questão de aprender a treinar o nosso cérebro contra auto-crítica, preocupações e não ruminar acontecimentos passados. Parece fácil, não é? Para isto, é necessário desenvolver um sistema interno de compaixão para connosco mesmos, uma vez que a depressão leva a fixarmo-nos nas nossas fraquezas, e a um certo nível de vitimização.

 

É importante não sermos tão duros connosco próprios e reorganizar os nossos pensamentos e aprender a, literalmente, calar a negatividade que toma conta de nós.