Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Outra Face da Lua

A Outra Face da Lua

24
Out17

Memória de Peixe

ipgines

Até há pouco tempo nunca tinha pensado na relação da depressão com a falta de memória.

Em 2011 fui a um jantar de reunião com pessoal da minha escola preparatória e lembro-me de ter pensado em como não me lembrava de acontecimentos que todos à mesa recordavam e comentavam.

Não dei importância.

No ano seguinte saí do país e estive alguns anos sem contactar pessoas do meu passado. Notei, ainda assim, como sempre, a falta de memórias concretas de anos mais longínquos.

Mais tarde, e ao reencontrar gente do tempo da faculdade, apercebi-me que muito do que se tinha passado em anos mais recentes também não tinham deixado marca.

E só aí, já com um diagnóstico de depressão, compreendi como está ligada à falta de memória. Quando percebi também que me afectava no trabalho e baixava a minha performance.

--- --- ---          --- --- ---          --- --- ---          --- --- ---

"O hipocampo, a área do cérebro responsável pela memória e emoção, diminui em pessoas com depressão crónica e que não são acompanhadas profissionalmente, diz estudo. O mesmo realça a importância do tratamento da depressão em estágios iniciais, particularmente em adolescentes e jovens adultos.

Depressão persistente e recorrente faz mais mal ao hipocampo se a deixarmos por tratar. Isto levanta uma questão: o que vem primeiro? O hipocampo pequeno ou a depressão? Os danos vêm da doença recorrente." (o artigo todo aqui)

 

"Pessoas com um humor depressivo mostram uma redução da memória até 12% em comparação com pessoas que apresentam pensamentos negativos mas que não sofrem de depressão (...)." (artigo e estudo aqui)

 

Mais artigos aqui e aqui

--- --- ---          --- --- ---          --- --- ---          --- --- ---

Eu gosto imenso de aprender coisas novas, ler e manter a mente activa. E esta falta de memória e concentração afecta imenso a minha capacidade de aprendizagem, especialmente no trabalho. Ter esta falha constantemente presente, faz-me duvidar das minhas capacidades e tem atrasado o meu crescimento profissional, que neste momento está mesmo estagnado e envolto em grande incerteza.